quinta-feira, 10 de maio de 2018

Recife libera R$ 250 mil para quadrilhas juninas e simplifica contratação de artistas

Prefeito Geraldo Julio assinou os decretos (Foto: Reprodução/TV Globo)
Prefeito Geraldo Julio assinou os decretos (Foto: Reprodução/TV Globo)
A prefeitura do Recife assinou, nesta quarta-feira (9), dois decretos que estabelecem normas e liberam apoio financeiro para eventos culturais na capital pernambucana. Enquanto o primeiro decreto prevê a distribuição de R$ 250 mil para quadrilhas juninas da cidade, o outro torna mais fácil o processo de contratação artística pelo município.
O primeiro decreto assinado pelo prefeito Geraldo Júlio (PSB) estabelece que os recursos repassados às quadrilhas juninas sejam pagos por meio de subvenção, que é um auxílio oferecido pelo poder público. O valor, dividido em duas parcelas, está previsto para ser pago antes do São João e após ser comprovada a apresentação de cada grupo durante os festejos juninos.Auditório Capiba, na sede da Prefeitura do Recife, ficou lotado de representantes da área de cultura (Foto: Reprodução/TV Globo)

O segundo decreto estabelece normas para a contratação de produtoras e artistas pelo município. O documento estabelece, por exemplo, um prazo para o pagamento das apresentações realizadas. A prefeitura precisa pagar os artistas até o quinto dia útil do mês seguinte ao término do processo de comprovação da apresentação.

De acordo com a administração municipal, a documentação necessária passa a ser mais simples, lançada em um processo eletrônico aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. O projeto foi aprovado em 2017, na Câmara Municipal do Recife, e é uma parceria da prefeitura com a Câmara.
"A gente espera que esse avanço, essa experiência que a gente vai fazer, dê um grande resultado para que o processo de contratação artística, no Recife não, no Brasil, mude de formato, de sistemática, e facilite a vida do artista e do gestor público e que tudo aconteça com a maior transparência possível, de uma maneira mais justa, correta, democrática e honesta", afirmou o prefeito do Recife, Geraldo Julio.
Fabiano Silva, que é vice-presidente da Quadrilha Tradição, do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, comemorou os decretos."Vão manter e preservar a nossa cultura cada vez mais viva com esse apoio, esse incentivo que o poder público nos oferece", disse.
Segundo Eleny Régis, do Bloco Lírico com Você no Coração, do Engenho do Meio, na Zona Oeste do Recife, o mais importante é o cumprimento do decreto. "Se os decretos forem cumpridos do jeito que eles estão dizendo, vai ser bom para a gente", ressaltou.Maestro Forró e Jota Michiles foram alguns dos artistas presentes na ocasião (Foto: Reprodução/TV Globo)
Maestro Forró e Jota Michiles foram alguns dos artistas presentes na ocasião (Foto: Reprodução/TV Globo)





fonte:g1pernabuco

0 Comments:

Postar um comentário